Os últimos anos exigiram muita adaptação e não foi apenas o trabalho que ganhou novas formas no home office, mas a maneira como estudamos também. Segundo o relatório “Global E-Learning Industry” o mercado global de e-learning deverá atingir um tamanho de US$ 457,8 bilhões até 2026. Um crescimento significativo comparado a estimativa de US$ 250,8 bilhões para 2020. E por que esse mercado tem crescido tanto e qual o seu potencial?
Para começar, o termo e-learning é originário da língua inglesa e pode ser traduzido como aprendizagem eletrônica, ou seja, uma modalidade de ensino que depende de uma plataforma on-line para ser realizada. Para um estudante, desde que tenha acesso à internet, isso representa uma grande ajuda, pois este consegue poupar tempo de deslocamento, tendo mais capacidade para conciliar outras atividades, como o trabalho, sem prejudicar seus estudos. O que faz dessa modalidade um atrativo quando o tema é educação corporativa.
Vale destacar a diferença entre e-learning e EAD. O primeiro é de fato uma forma de ensino à distância, mas nem todo EAD pode ser considerado um e-learning. Tomemos, por exemplo, telecursos, sendo uma modalidade de ensino à distância que não precisa de internet para acontecer.
Essa modalidade de ensino pode ser trabalhada de duas maneiras. A mais comum é a educacional por meio de cursos online, oferecidos por instituições de ensino, com cursos livres, escolares ou universitários. A segunda maneira é o e-learning corporativo, cujo objetivo é trabalhar a educação nas empresas de forma inovadora e dinâmica.
Tanto o educacional quanto o corporativo dependem de uma boa plataforma on-line, visto que será nela que os estudantes e colaboradores encontrarão os recursos e funcionalidades necessários para seu aprendizado.
Dentro das plataformas o aluno poderá contar com diversas ferramentas como:
- Vídeoaulas;
- Material de apoio como e-books;
- Webinars;
- Fóruns de discussão;
- Realidade virtual;
- Microlearning (capacitações de curta duração)
E-learning em treinamentos corporativos
Também conhecido como e-learning empresarial ou universidade corporativa, é uma estratégia de engajamento de equipes e possibilita o aperfeiçoamento de importantes skills. Dentre as vantagens desse tipo de treinamento, é possível destacar três:
- Aprendizado flexível
Os conteúdos disponíveis nas plataformas são passíveis de horário de acesso, ou seja, o aluno pode acessar as aulas na hora que for mais conveniente, sem atrapalhar a sua rotina.
- Economia:
Como as aulas podem ser assistidas em casa, por exemplo, o estudante não precisa gastar tempo se deslocando até a instituição de ensino para acessar o conteúdo. Isso lhe oferece uma melhor gestão do seu tempo. Outra economia é de dinheiro, uma vez que treinamentos presenciais requerem custos com locação do lugar, transporte, equipamentos, além de outros materiais.
- Aprendizado personalizado:
O aluno decide qual o melhor ritmo dos seus estudos, bem como por quais conteúdos deseja começar e que módulos/cursos oferecidos na plataforma vão formar a sua trilha de conhecimento.
Além desses três pontos, o e-learning corporativo dá aos colaboradores mais autonomia e ritmo de aprendizagem mais fluido, sem contar a consistência, pois garante que todos os tenham acesso ao mesmo conteúdo de forma padronizada e uniforme. Ao adotar esse modelo, a organização demonstra que se preocupa em oferecer conhecimento de qualidade, respeitando a rotina individual.
Atividades do nosso cotidiano, como estudar e trabalhar, ocorrem cada vez mais de forma on-line e conectada. Como você viu, o e-learning pode estar relacionado tanto a aulas e cursos em instituições de ensino, quanto fazer parte da estratégia de empresas a fim de manter seus colaboradores atualizados e os ajudar a desenvolver competências técnicas ou comportamentais. Contar com esse modelo de aprendizado é essencial para motivar pessoas a continuar investindo em seu aprendizado e carreira.