Conhecimento & Aprendizagem

Desenvolva sua mentalidade de crescimento

Muitas organizações passaram por mudanças nos últimos anos, principalmente por conta da pandemia. Isso acarretou em novas tecnologias emergentes, modelos de trabalho e habilidades exigidas. Para crescer neste cenário, os profissionais precisam continuar aprendendo um conjunto de competências. Além de colocarem em prática o conceito de lifelong learning, eles precisam refletir sobre seu tipo de mentalidade e como ela pode ou não ajudar nesta jornada.

Segundo estudos da psicóloga e escritora norte-americana Carol Dweck, da Universidade de Stanford, existem dois tipos de mentalidade: a fixa (fixed mindset) e a de crescimento (growth mindset).

Pessoas com mentalidade fixa desconsideram que podemos desenvolver novas habilidades. Para elas, nossas qualidades e limitações são características permanentes, ou seja, não podem ser  aprimoradas. Logo, trata-se de uma crença de que nascemos com uma quantidade fixa e limitada de inteligência.

O preocupante com esse tipo de pensamento é que ele vai na direção oposta ao nosso mundo em constante evolução.  O que nos priva de nos desafiarmos e vivenciarmos uma experiência de aprendizado mais completa.

Quanto à mentalidade de crescimento, é a crença de que possuímos um potencial ilimitado de aprendizado e desenvolvimento por meio da prática e esforço. O foco desse pensamento é o crescimento através do processo. Essa mentalidade possibilita que os indivíduos superem seus desafios diários, mas também contribui para melhores resultados tanto profissional quanto pessoal. 

Outras pesquisas também corroboram com os de Dweck. Um estudo publicado pela Nature identificou em um grupo estudado que a Mentalidade Construtiva foi particularmente benéfica para estudantes de ciências e matemática, já um estudo publicado por PNAS também revelou que estudantes com Mentalidade de Crescimento, em vez da Fixa, conseguiram médias maiores..

E de quem é a responsabilidade por desenvolver a mentalidade de crescimento?

Por parte das empresas, estas podem  criar uma cultura de aprendizado, incentivando seus colaboradores para garantir que estes tenham as habilidades e talentos necessários. Entretanto, esse ônus não é exclusivo das empresas. Cabe a cada profissional aproveitar as oportunidades para progredir em sua carreira.

A seguir práticas que podem ajudar profissionais a desenvolverem sua mentalidade de crescimento e permanecerem relevantes em seu ambiente de trabalho.

  1. Foque em crescimento

Ainda que as organizações façam sua parte, incentivando seus funcionários a enfrentar desafios, atribuindo a eles novas tarefas, isso só será eficiente se  a pessoa acreditar em sua capacidade ilimitada para aprender e crescer. 

  1. Saia da zona de conforto

Ao trabalhar em atividades que não são completamente confortáveis e novas, as pessoas tendem a entrar em uma zona de aprendizagem, em que estão aptas a adquirir mais conhecimento. Essa zona também pode expor as pessoas a riscos e estresse que influenciam nossa curva de aprendizagem.

Conforme a Lei de Yerkes-Dodson, há uma relação curvilínea entre o aumento do estresse (chamado de “excitação”) e a melhoria do desempenho. Por exemplo, quando se deparam pela primeira vez uma  nova tarefa, as pessoas experimentam um estresse “bom”, levando a um nível mais alto de desempenho. 

  1. Construa uma marca pessoal

Uma marca pessoal consegue comunicar o valor e fornecer um foco para aprendizado e desenvolvimento pessoal. Ela é importante para que o profissional atinja metas de carreira  e demonstre suas realizações. Um ponto a destacar é que nossa marca pessoal não é estática, mas evolui ao longo de nossa carreira.

  1. Seja dono do seu desenvolvimento

É comum que ao longo de sua carreira o profissional passe por algumas empresas, especialmente quando está em busca de melhores oportunidades. Para manter esse movimento, é preciso que as pessoas se responsabilizem e sejam donas de seu desenvolvimento. Elas devem ter metas de aprendizado e saber fazer autoavaliações quanto ao seu progresso e competências.

Buscar feedback de mentores e colegas de trabalho também é um fator relevante no crescimento profissional.

  1. Faça o que você ama

Nosso trabalho tem capacidade de impactar na saúde e bem-estar, dessa maneira optar por algo que amamos é a melhor alternativa. Dificilmente uma pessoa se sentirá motivada a crescer na carreira se não for apaixonada pelo que faz. 

Related Posts