Uma das medidas mais importantes para construir uma carreira está ligada ao conceito de empregabilidade. Ela se refere ao aprimoramento das habilidades e competências de um profissional, para que ele consiga atender as demandas de mercado. Trata-se não só da capacidade de conseguir um emprego, mas também da aptidão para mantê-lo.
Falar de empregabilidade também diz respeito a como um profissional se posiciona em relação ao seu emprego. Nesse caso é importante considerar os conhecimentos, habilidades, atitudes e valores do profissional.
Que fatores afetam sua empregabilidade
A empregabilidade pode ser afetada tanto por fatores relacionados à pessoa quanto ao contexto e ambiente em que ela está inserida. No caso do profissional, as qualificações, conhecimentos adquiridos e sua capacidade de networking são componentes cruciais para ter acesso a mais oportunidades de emprego ou mesmo de permanecer na empresa. Quanto aos fatores que independem da pessoa, temos questões políticas, sociais, econômicas e tecnológicas.
No Brasil, a quantidade de trabalhadores brasileiros procurando emprego há mais de um ano atingiu 6,749 milhões de pessoas no segundo trimestre de 2021. Um dos principais motivos foi justamente a crise causada pela pandemia, mas outro fator que não pode ser ignorado é a capacitação adequada de profissionais.
O que pode prejudicar sua empregabilidade
- Falta de motivação
Uma pessoa que se mostra pouco motivada e sem nível de comprometimento, dificilmente conseguirá causar impacto positivo em seu trabalho ou mesmo gerará resultados produtivos, ainda que ela seja alguém com boas habilidades e conhecimentos. Como dito anteriormente, atitudes também contam para sua empregabilidade.
- Desorganização
Trabalhar com alguém desorganizado por ser uma experiência frustrante, já que essa pessoa está menos propensa a entregar as tarefas em dia e trabalhar no prazo de um determinado projeto. Em última instância, isso pode ocasionar até em custos desnecessários para a empresa.
- Erros de comunicação
Uma comunicação eficaz é a chave para boas relações interpessoais, porém quando mal desenvolvida pode prejudicar o clima organizacional, reduzindo a produtividade, e não apenas isso, como também consegue gerar frustração e confusão.
- Inflexibilidade
Se há algo que os últimos anos exigiram de nós, foi nossa capacidade de adaptação, uma exigência do mundo moderno e uma premissa quando falamos de pessoas que trabalham na área de tecnologia. É preciso saber responder a imprevistos.
Então como melhorar a minha empregabilidade?
Com relação a essa evolução, é preciso que a pessoa se atente a algumas boas práticas:
- Prestar atenção às mudanças de mercado e saber se adaptar a elas
- Procurar conhecer as novas tecnologias e ficar de olho em novas tendências
- Buscar capacitações que façam sentido para seu crescimento
- Aprimorar suas habilidades e competências
- Demonstrar afinidade com o cargo
- Estar com saúde física e mental em dia
- Zelar pela sua reputação profissional
- Ter uma boa relação com seus colegas
- Possuir ética profissional
O mercado de trabalho ainda não se recuperou por completo da pandemia de COVID-19, assim, compreender como está sua empregabilidade é fator fundamental para mais segurança e estabilidade profissional. Se você está em busca de uma realocação, uma boa empregabilidade aumenta suas chances diante de recrutadores em processos seletivos. Mas se você já alcançou a sua vaga, investir em empregabilidade é uma ótima estratégia para demonstrar seu valor para a empresa e assegurar sua permanência.