Conteúdo feito com amor para você ter uma carreira mais feliz

A entrevista é por Skype? A gente te ajuda!

15/01/2019
A entrevista é por Skype? A gente te ajuda!<

Já tem um tempo que alguns recrutadores têm optado por realizar entrevistas por chamadas de vídeo utilizando Skype ou Hangout. Mesmo que posteriormente seja realizada uma segunda entrevista, presencial, é importante mandar bem na entrevista por chamada de vídeo.

Muitos candidatos apresentam diversas dúvidas sobre o tema: como se comportar, o que vestir, qual o melhor ambiente para realizar a chamada de vídeo… Mas calma! Nós vamos te ajudar! Confira nossas dicas para se dar bem na entrevista por chamada e vídeo!

Crie um Login Profissional

Normalmente as entrevistas por chamada de vídeo são realizadas através do Skype. Por isso, é interessante criar uma conta apenas para questões profissionais. Assim, você pode utilizar um login que seja mais formal e não tão pessoal.

Programe-se

Não é porque a entrevista será realizada por chamada de vídeo, que você pode se atrasar. Quando a entrevista é realizada pessoalmente, costumamos chegar com antecedência. Neste caso, esta regra também se aplica. Adicione o recrutador antes mesmo do horário da entrevista e esteja online um pouco antes do horário marcado. Isso mostrará que você já está à disposição para iniciar.

Verifique seus equipamentos

É importante verificar com antecedência se todos os seus equipamentos estão funcionando corretamente. Webcam, microfone e até mesmo seu computador/notebook. Confirmando que todos os equipamentos necessários estão funcionando corretamente, faça um teste com a webcam para ajusta-la. Seria desagradável iniciar uma chamada de vídeo e sua câmera estar torta, ou gravando apenas metade do seu rosto, certo? Por isso é muito importante já iniciar a chamada de vídeo com tudo nos ajustes corretos e necessários.

Verifique sua conexão

Depois que verificar o funcionamento dos seus equipamentos, verifique também sua conexão. Uma boa conexão de internet garante uma boa chamada de vídeo sem muitas interrupções. Fique atento para “dar um tempinho” antes de responder as perguntas do recrutador. Normalmente as chamadas de vídeo têm um atraso de som, portanto é interessante aguardar alguns segundinhos antes de responder, assim você garante que não “atropelará” o recrutador.

Ambiente

A questão do ambiente é uma das mais importantes pois envolve muitas questões. Antes de tudo, verifique um lugar adequado para a entrevista. Evite fundos com muitos itens, papeis de parede ou móveis. Tente optar sempre por um fundo neutro, que não chame tanto a atenção do recrutador. Tome muito cuidado com a iluminação. Se você se posicionar de costas para uma janela em um dia de sol por exemplo, o recrutador não conseguirá te visualizar muito
bem. Portanto o essencial, é que você utilize um lugar que seja favorável em questão de iluminação e cenário.

Outra questão muito importante em relação ao ambiente, são os ruídos. No dia da entrevista, solicite para as pessoas que residem com você que não façam muito barulho e que não entrem no cômodo onde estará acontecendo a entrevista. Caso você tenha animais, mantenha-os longe de onde a entrevista está acontecendo. Seria desagradável estar realizando uma entrevista de emprego enquanto pessoas ou animais transitam pelo cômodo. Além de não passar uma boa impressão para o recrutador, também existe a possibilidade de virar uma distração e tirar seu foco da entrevista.

O que vestir?

Esta é uma dúvida muito comum de candidatos que vão realizar entrevistas por chamada de vídeo. Busque por uma roupa que você usaria em uma entrevista presencial. Mas lembre-se, nada de se arrumar apenas da cintura pra cima! Caso algum contratempo aconteça e você precise se levantar, já estará preparado.

Seguindo essas dicas, você tem grande oportunidade de impressionar o recrutador e garantir a vaga tão desejada!