Conteúdo feito com amor para você ter uma carreira mais feliz

Empregabilidade

15/01/2019
Empregabilidade<

Empregabilidade é a capacidade de um profissional conseguir um emprego e/ou se manter empregado. É o valor do passe. O conjunto de coisas que faz um perfil profissional ser atrativo para o mercado.

A transformação digital, a globalização, as revoluções industriais… tudo isso pode assustar as pessoas. Pode fazer pensar que empregos vão acabar e que carreiras serão destruídas já que as transformações extinguem algumas profissões e criam outras. Mas o que toda transformação faz, de verdade, é alterar os parâmetros vigentes de empregabilidade.

Eu estava aqui pensando sobre a empregabilidade das pessoas e resolvi dar uma olhada no “tio Google” pra ver o que encontrava sobre o assunto. Tem coisa à beça e por isso vou poupar você de ler centenas e centenas de linhas.

Em suma, merece destaque a definição do José Augusto Minarelli, educador, empresário e escritor brasileiro. Minaralli diz que a empregabilidade é sustentada por seis pilares fundamentais:

  1. Adequação da profissão à vocação;
  2. Competências.
  3. Idoneidade;
  4. Saúde física e mental;
  5. Equilíbrio financeiro;
  6. Rede de relacionamento, o famoso Networking.

 

 

 

 

Referências:

MINERALLI, José Augusto. Empregabilidade: Como entrar, permanecer e progredir no mercado de trabalho. 27ª. Ed. Gente, 1995